Acredito, quando você viu este titulo, procurou um sentido lógico para ele. Mas sei, que embora não seja uma palavra intelectualmente tão conhecida, ela é bem viva entre os que analisam certos jargões comuns a grupos religiosos. Assembleismo, é um conjunto de palavras, constantemente verbalizadas pelos cristãos assembleianos, tanto em momentos liturgicos(CULTOS), quanto em suas relações socias. E que os caracterizam, enquanto um grupo organizado, sociologicamente falando.
Confesso, ter recebido inspiração para este comentário, após bons "papos" com amigos, em raros momentos de entretenimento. Em nosso vocabulário, sempre apareciam palavras que nos faziam lembrar de nossa fé. E quando alguns, não adeptos desta as ouviam, ficavam um pouco perdidos na coversa, necessitando da tradução.
Palavras como: " graça, prova, rebento, de repente, enfermidade, calvário, vaso, vigía, crente, movimento...." e dentre outras mas, que so um dialogo com um bom cristão pentencostal, proporciona. E embora, seja algumas delas apenas de uso da lingua coloquial, posso garantir que em nada ferem a nossa lingua, e como defessor da dinamicidade da lingua portuguesa, sei que novos termos, como estes, com certeza iram surgir.
Mas sucega, terra!!! esse movimento não é da carne, se tu não decretou, nem creu, só a graça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário